Páginas

Canções para Brincar


MusicPlaylistView Profile
Create a playlist at MixPod.com

“Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as pessoas e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade.” (Paulo Freire)

29.12.10

Férias! Hora de Refletir

Por - Míriam Pacheco

         Férias!  Hora de parar e descansar, passear, fazer inúmeras atividades. Também é um excelente momento para ler um livro e ver aquele filme ou documentário que a tanto foi conjeturado durante o ano, mas que pelo excesso de tarefas diárias, adiamos para outro momento. Pois bem, este momento chegou. Isso faz parte da rotina de férias de milhares de professores.
         É neste período de descanso que podemos refletir sobre nossas práticas pedagógicas. Além disso, é momento de compartilharmos estes momentos de reflexão e descontração. 
         Um filme que indico como reflexão sobre prática pedagógica é o filme “A Onda”. (veja o Trailer do filme) .
O filme é baseado numa experiência pedagógica ocorrida na Califórnia em 1967. Adaptado à Alemanha contemporânea, e faz uma releitura sobre o nazismo. E ainda nos leva a cogitar os movimentos psicossociais da atualidade e dos males de que padece nossa sociedade.
Outra visão interessante desse filme e que podemos levar como ensaio para nossa prática pedagógica. Sabemos quão importante é planejar nossos passos educacionais. Por isso, a importância de pensarmos nos nossos objetivos, nas várias “possibilidades” de ação, e ainda avaliar os resultados diariamente. A avaliação é a melhor maneira de sabermos se nossa prática tem coerência. A avaliação diariamente é colocar na balança todas as possibilidades de ensino-aprendizado. Não avaliar, é deixar de explorar as possibilidades, é não alcançar aquilo que se objetivava.  
Em certos momentos, o filme me dá a entender que o professor não havia planejado sua aula. Na sala de aula não há espaço para o improviso. Podemos usar o momento de improviso para ajudar naquilo que se foi planejado (opiniões, experiências práticas, etc), mas nunca deixar que o improviso seja o carro chefe da sala de aula. Se, planejamos como gastar nosso dinheiro..., como..., quando..., com quem..., onde ...,  e o que vamos fazer nas férias..., muito mais dever ser o planejamento da nossa prática pedagógica. É desse planejamento que iremos colher os frutos da nossa prática.

Boas Férias!
Leia também: Educação Urgente

3 comentários:

  1. Muito bom esse texto. Obrigada por compartilhar. Já começei a postar modelo de calendário pra esse ano, espero que vc goste. Bjs docinhos

    ResponderExcluir
  2. É, realmente temos que planejar nossas ações, nada pode ser feito no improviso. Foi gratificante ler este texto, nossa prática precisa ser todos os dias pensada. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Miriam muito obrigado pela visita e por seguir meu blog.
    Já sou sua seguidora e sem duvidas estarei aqui sempre comentando!
    Beijo e que tu tenhas uma ótima semana!

    ResponderExcluir

Você na Capa


Criado no siteVocê na capa de NOVA ESCOLA.

Veja como fazer: http://revistaescola.abril.com.br/vocenacapa/

Responsabilidade


Quer enviar Scraps Gráficos?

Video


Video

Video

Quer enviar scraps de flores?

Os trapalhões - A cigarra e a formiga


Obrigada pela visitinha

Obrigada pela visitinha